Staak Med

BCAA: Há mais de décadas enganando você

“BCAA ajuda na hipertrofia”, é a maior MENTIRA que você já ouviu.

Vou explicar o porquê você não precisa gastar tanto dinheiro com algo tão inútil.

O BCAA, que pode ser encontrado em cápsula ou em pó, é composto por três Aminoácidos Essenciais (Leucina, ISO-Leucina e Valina), e possui um tempo de introdução no mercado relativamente considerável. Uma de suas principais falácias foi relatada há mais de 35 anos: os BCAAs podem ter uma capacidade única de estimular a síntese de proteínas musculares (dados obtidos a partir de ratos).

Assim sendo, um artigo publicado no Journal Of the International Society Of Sports Nutrition buscou corroborar esta hipótese, mas desta vez em humanos.

Quando se fala em estimulação de síntese proteica, é preciso saber de 2 informações importantes:

1- No músculo há um total de vinte aminoácidos que constituem a proteína muscular. Destes, nove são considerados aminoácidos essenciais (EAAs), ou seja, NÃO são PRODUZIDOS significativamente de forma ENDÓGENA.

Então se eu suplementar com BCAA vou ter esses aminoácidos em abundância e ficar mais forte, certo? ERRADO.

Segundo o periódico, estes aminoácidos estão presentes tanto em proteína animal quanto vegetal, logo, é extremamente DESNECESSÁRIA essa suplementação quando já se possui a ingestão da quantidade adequada através dos alimentos.

2- O músculo está em um estado constante de renovação, significando assim que a síntese proteica ocorre continuamente. Entretanto, para a síntese de uma nova proteína muscular, TODOS os EAAs, junto com os onze aminoácidos não essenciais (NEAAs) – os quais podem ser produzidos no corpo – devem estar presentes em quantidades adequadas, o que normalmente é possível, quando se tem uma dieta ideal e própria para o indivíduo em questão.

Com base nos resultados obtidos, o periódico concluiu que quando todas as evidências e teorias são consideradas, pode-se concluir que não há evidências confiáveis de que a ingestão de um suplemento de BCAAs por si só resulte em estímulo significativo de proteína muscular.

Portanto, este é mais um dos queridinhos de uma parte da galera que “investe” seu dinheiro em falsas promessas.

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também deste outro post: