Consulta médica. A caixinha de perguntas do Instagram se tornou uma ferramenta do dia a dia de trabalho de quem está inserido, de alguma forma, no meio digital.
Isso tornou possível o acesso a profissionais que pareciam inalcançáveis e, consequentemente, criou uma falsa impressão de disponibilidade profissional para o grande público.
O problema é que culturalmente as pessoas não entendem algumas coisas, e podem não saber interpretar textos corretamente. Atualmente vejo até dificuldade em interpretar e entender falas em vídeos por parte de um grande público. Isso é preocupante.
O acesso à informação é algo muito valioso, porém a desinformação propagada e consumida de forma desenfreada leva os indivíduos a cometerem muitos erros!
Falando da minha área, muitas pessoas atentam contra a própria saúde sem ter ideia do que realmente estão fazendo. Colhem informações pontuais, como peças esparsas de um quebra-cabeças muito mais complexo, e tentam fazer desses pedaços uma pintura de Vincent Van Gogh. Percebe o problema de achar que sabe interpretar e tirar conclusões de algo que você não tem orientação para tal?
E a consequência disso? Eu vejo no dia a dia. Caixinha de pergunta inundada de tentativas de validação de condutas duvidosas que vão, muitas vezes, contra os próprios objetivos de quem se propôs a fazer aquilo. Automedicação e busca por validação disso com profissionais. Perguntas pulverizadas para diversos players até que o questionador obtenha a resposta que ele procura.
Meu papel aqui é informativo. E sempre será assim. Continuarei trazendo boas informações, com respaldo e embasamento. Se não é o que você quer ouvir, sinto muito. Melhor procurar um charlatão para afagar a tua necessidade de aprovação.
Caixinha de perguntas não é lugar de consulta médica. E não é onde você obterá informações de conduta médica, algo que necessita, no mínimo, de um atendimento individualizado.
Dr Marcos Staak Jr
Médico – CRM/SC 17642