Muito tem se ouvido falar e se perguntado sobre o “chip da beleza”. Mas o que seria ele? Realmente funciona? O que ele faz? 🤔
“Chip da beleza” é um nome dado única e exclusivamente com fins lucrativos, a fim de atrair o público leigo e/ou que busca resultados estéticos sem um devido esforço. Popularizou-se no Brasil por pessoas famosas e “blogueiras fit” fazerem uso e divulgarem.
Ele nada mais é do que um implante de Gestrinona, um hormônio utilizado no tratamento de endometriose (um pouco controverso devido seu alto índice de colaterais).
Seu mecanismo de ação é complexo e multifacetado, tendo uma alta afinidade pelos receptores de progesterona, leve ação anti-estrogênica e levemente androgênica. É justamente dessa leve ação androgênica que ACREDITA-SE que exerça efeito na melhora de composição corporal, diminuição do % de gordura, aumento de massa magra, melhora no humor, pele mais bonita…
(Gostaria de enfatizar o “acredita-se”, visto que carece de comprovações científicas a respeito do efeito estético desse hormônio)
No entanto, um medicamento (hormonal) que oferece essa imensidão de benefícios certamente não é um medicamento inerte. Não existe passeio grátis. Os colaterais são frequentes, sendo os principais: Acne, aumento da oleosidade da pele, queda de cabelo, crescimento anormal de pelos, engrossamento da voz, entre outros.
“Mas ué, não era chip da BELEZA?” Pois é… Cuidado.
Existem casos de sucesso com o uso? Claro que existem. E é justamente por isso que recomendo que procure um médico qualificado, que ele vai verificar se o tratamento é válido pra você e se não há contraindicações. Dica: Se o médico procurado te oferecer “chip da beleza”, já desconfie… 🤷🏻♂️