Staak Med

Comer menos ou gastar mais calorias: o que é mais eficiente?

Por que simplesmente reduzir calorias pode não ser a melhor estratégia para perder gordura?⁣

Grande parte das pessoas que completam um tratamento de perda de peso com dieta hipocalórica reganham o peso perdido. Isto se deve, em grande parte, à má aderência ou não sustentabilidade do plano alimentar, situação que é mais vista qndo há uma grande restrição alimentar ou um déficit calórico mto alto.⁣

A privação EXAGERADA de calorias ou de certos alimentos provoca alterações metabólicas e comportamentais que tornam a perda de peso mais difícil.


Costumamos sempre culpar o metabolismo por frear a perda de peso, mas o padrão COMPORTAMENTAL pode ter uma influência mto maior. Ou seja, a percepção de recompensa atrelada ao alimento e a sinalização de SACIEDADE/SACIAÇÃO, que vão regular e controlar a ingesta alimentar, podem ser o grande diferencial para sustentar uma perda de peso.⁣

Nesse contexto, Hume et al. analisaram a perda de peso em duas situações diferentes:



1) baixo fluxo de energia (baixo consumo/ingesta calórica e baixo gasto calórico)⁣

2) alto fluxo de energia (alto consumo/ingesta calórica e alto gasto calórico)⁣

Concluíram que a perda de peso por alto fluxo, isto é, consumir uma dieta equilibrada, mas com volume de calorias mais alto, associado a um alto gasto energético (realizar mais atividade/exercício físico) tende a ser mais SUSTENTÁVEL e trazer mais BENEFÍCIOS no longo prazo, por fazer uma regulação homeostática com mais eficiência, promover uma maior taxa metabólica basal, maior compensações metabólicas e, especialmente, melhorias na neuroplasticidade cerebral: fazendo com que a percepção do estado nutricional do corpo seja melhor e mais apropriada, o que permite maior sensação de saciedade e plenitude.


ASSIM: a sustentabilidade de uma perda de peso e a manutenção da saúde a longo prazo devem ser sempre prioridades. Nesse contexto, ter uma boa base alimentar, com uma dieta equilibrada, mas com volume calórico ADEQUADO/SUFICIENTE, associado a um volume/intensidade de treino alto é um caminho mto mais interessante do que simplesmente fazer dietas extremistas ou mto restritivas.

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram