Staak Med

Depressão ou doença: quem vem primeiro?

Depressão, é apenas um problema psicológico? Se você acha que sim, acho melhor ler o resto dessa postagem…

Nosso corpo tem vários hormônios, realmente o funcionamento do sistema endócrino é espetacular, até que comece a existir falhas. Um probleminha na tireoide é capaz de bagunçar seu corpo e sua mente de uma maneira absurda, deixando a organização da sua qualidade de vida equivalente a de uma mala, quando a viagem de férias acaba.

Sabe-se que dois distúrbios comuns da tireoide afetam o humor. Se a tireoide produzir hormônio em excesso (hipertireoidismo), podem ocorrer sintomas maníacos. Se a glândula produzir pouco hormônio tireoidiano (hipotireoidismo), pode ocorrer exaustão e depressão. O tratamento de doenças da tireoide geralmente pode aliviar os problemas de humor.

Em uma matéria publicada pela Harvard Medical School, é ressaltado a importância da investigação completa do caso, tendo em vista que NÃO é incomum que uma doença física desencadeie a depressão.

Você sabia que até metade dos sobreviventes de ataques cardíacos e pessoas que tem ou tiveram com câncer, relatam sentir-se tristes? Pois é! E muitos são diagnosticados com depressão.

Várias pessoas que têm diabetes, Parkinson ou outras condições crônicas, acabam tornando-se deprimidas.

A relação entre os níveis hormonais e sintomas depressivos DEVEM estar presentes em toda clínica médica, no momento da investigação da condição em que a pessoa está (a famosa anamnese).

Sintomas como apatia e tristeza podem não passar de reações de um sistema endócrino desajustado, com níveis impróprios.

Gostou? Mande para alguém que precisa saber disso!

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também deste outro post: