Staak Med

Fibras alimentares e efeitos no metabolismo

Você sabe o que são as fibras alimentares e para que elas servem?

As fibras são carboidratos não absorvíveis pelo organismo que podem ser classificadas de acordo com seu grau de solubilidade em água, como solúveis ou insolúveis.

As fibras solúveis se dissolvem na água formando um gel, permanecendo mais tempo no estômago e no intestino delgado, dando uma maior sensação de saciedade. Estas fibras também se ligam à gordura e ao açúcar dos alimentos no intestino, ajudando a reduzir o colesterol e a controlar o açúcar no sangue. Exemplos: grãos e alimentos que contém aveia, cevada, centeio, feijão e nozes.

As fibras insolúveis não se diluem na água e a sua fermentação na microbiota intestinal é limitada, por isso quando chegam ao intestino grosso, aceleram o trânsito intestinal já que aumenta o volume das fezes, combatendo a constipação intestinal. Exemplos: amêndoas com casca, sementes de chia e de linhaça, leguminosas e trigo.

Diversos estudos comprovam que o consumo adequado de fibras na dieta está relacionado com a redução do risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como a doença arterial coronariana, hipertensão arterial e diabetes melito (DM). Além disso, o aumento na ingestão de fibras melhora os níveis dos lipídeos séricos, reduz os níveis de pressão arterial e melhora o controle da glicemia em pacientes com diabetes melito (DM).

Resultados de estudos epidemiológicos recentes sugerem uma relação inversa entre a ingestão de fibras e os níveis de pressão arterial. Uma metanálise que incluiu 25 ensaios clínicos randomizados observou uma variação na ingestão de fibras entre os grupos intervenção e controle entre 3,8 g e 125 g/dia. A ingestão de fibras na dieta foi associada a uma redução nos níveis de pressão arterial sistólica (quase 6 mmHg) e diastólica (quase 5 mmHg) em um subgrupo de estudos que avaliaram pacientes hipertensos e com pelo menos oito semanas de intervenção dietética.

Uma ingestão de fibras de pelo menos 30g/dia, bem como a variedade de alimentos fonte de fibras, são fatores relevantes para que os benefícios descritos sejam alcançados!

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram