Staak Med

Fibras musculares: dosagem elevada pode causar aumento do número?

Fibras musculares! Então partindo do básico, a hipertrofia muscular consiste no aumento do volume da célula, por meio do aumento de miofibrilas e outros componentes citoplasmáticos (por exemplo glicogênio).

Já a hiperplasia é o aumento no número de células, mas esse processo não é igual para todos os tecidos, existem alguns que possuem essa capacidade potencializada, como o hepático, mas outros, como o nervoso (neurônio), possuem pouquíssima multiplicação celular.

Para sanar tal dúvida, Bhasin e colegas em 2002 analisaram 64 homens de 18 a 35 anos, saudáveis e aplicaram diferentes doses de Enantato de Testosterona nas doses 25, 50, 125, 300 e 600mg/semana.

O objetivo deste estudo era avaliar se o aumento de volume muscular era devido à hipertrofia ou à hiperplasia.

Vale lembrar que apenas o grupo de 125, 300 e 800 mg/sem tiveram aumento de massa muscular significativo. Então foi realizada biópsia do vasto lateral do quadríceps de 39 homens dos 4 grupos de dosagem e foi notado que a mudança no volume muscular e dose-dependente do EAA e diferentes dosagens não alterou a proporção de fibras tipo | e |l nem promoveu o aumento do número de fibras, mas doses de 300mg e 600mg aumentaram a área de secção transversa e a densidade de mionúcleos nas fibras tipo |, mas somente o grupo 600mg teve esse aumento nas fibras tipo Il.

Contudo, é importante frisar que o próprio autor relata a limitação do artigo pois somente foram realizadas apenas 2 biópsias, no início e ao final de 20 semanas e de um único músculo, o que não significa que esse comportamento se reproduza em outros grupamentos musculares ou com maior tempo de uso do EAA.

Ainda precisamos de mais estudos para corroborar e esclarecer essa questão.

Referência:

DOI 10.1152/ajpendo.00502.2001

Dr Marcos Staak Jr
Médico – CRM/SC 17642

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também deste outro post: