Staak Med

Mercado paralelo de esteroides e medicamentos

Por todas as estimativas, os esteróides falsificados são muito comuns em todos os cantos do mercado negro global. Dada a natureza ilícita na qual produtos esteróides falsificados são comercializados é difícil determinar a prevalência exata dessas drogas.


Relatórios de análise de apreensões oferecem uma imagem da qualidade das vendas de esteróides em uma determinada região.


Um estudo alemão envolveu 70 esteróides e outros medicamentos de apreensão de comércio ilegal. Mais de 1/3 (34%) dos 50 esteróides anabolizantes testados não tinham ingredientes que correspondessem a seus rótulos e eram claramente feitos de fabricantes ilícitos. Dos produtos alterados, 9 foram identificados como cópias de marcas farmacêuticas conhecidas e seriam considerados falsificações clássicas. Os 8 restantes (16%) eram produtos esteróides umderground. Havia 6 produtos adicionais na lista que passaram nos testes feitos por fabricantes underground.


Em um estudo brasileiro, talvez o de maior amostragem já publicado, quase 1/3 dos 3676 produtos anabolizantes investigados foram considerados falsos (31,7%). Considerando os 1167 produtos falsificados encontrados neste estudo, 48,6% não continham nenhum ingrediente ativo (por exemplo, 11 produtos em suspensão de estanozolol continham nada além de talco), 28,3% continham medicamentos diferentes dos declarados no rótulo, 16,1% declararam fabricante inexistente ou com embalagens falsas, 5,7%não continham todos os medicamentos indicados nos rótulos e 1,4% continha medicamentos adicionais aos declarados. Nos casos de detecção não declarada de fármacos, os esteroides mais envolvidos foram testosterona e seus ésteres (45%), seguido de nandrolona e seus ésteres (18%) e prasterona (12%).⁣

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram