Staak Med

Metformina é um fármaco para emagrecimento?

O objetivo de qualquer tratamento (incluindo terapia medicamentosa) para indivíduos com excesso de peso é a redução de peso a longo prazo e a melhoria da saúde geral.

Reduzir e manter a perda de peso – Em ensaios clínicos de curto prazo (6-12 meses) que avaliam a terapia medicamentosa, a perda de peso de 4-8% é típica.

Após o início da medicação anti-obesidade, várias mensagens importantes aos pacientes são necessárias. (1) Todo medicamento funciona para todos os pacientes; as respostas individuais variam amplamente. (2) Quando o efeito terapêutico máximo é alcançado, um platô é alcançado e a perda de peso cessa. (3) Quando a terapia medicamentosa é descontinuada, pode-se esperar ganho de peso.

O uso de medicamentos anti-obesidade pode ser necessário de longo prazo p/ manutenção da perda de peso se eles forem bem tolerados e os indivíduos tiverem alcançado uma perda de peso superior a 5% enquanto os tomam.

Melhorar a saúde – O sucesso pode ser medido pelo grau de perda de peso e melhora mensurável ou percebida na função física, comorbidades e/ou sensação de bem-estar. A perda de peso deve exceder 2 kg durante o 1º mês de terapia medicamentosa (~ 500 g/semana), cair mais de 4-5% abaixo da linha de base entre 3-6 meses e permanecer neste nível para ser considerado eficaz. Uma perda de peso de 5-10% pode reduzir substancialmente o desenvolvimento de diabetes em pessoas com pré-diabetes e reduzir a pressão arterial e os fatores de risco para doenças cardiovasculares em pacientes com fatores de risco cardiovascular.

A melhora no estado de saúde após a perda de peso é um critério importante na determinação de continuar a terapia medicamentosa.

Para pacientes que são candidatos à terapia farmacológica, a escolha de medicamentos anti-obesidade é freqüentemente governada pelas comorbidades e contra-indicações relativas presentes no paciente individual. Por exemplo, embora a metformina não produza perda de peso suficiente (5%) para se qualificar como uma “droga para perda de peso”, é uma boa escolha para indivíduos com sobrepeso e alto risco de diabetes.

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram