Staak Med

O hemograma fala mais sobre você que seu signo

O hemograma é o exame complementar mais solicitado nas consultas médicas. A partir dele é possível avaliar 3 linhagens de células sanguíneas: eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Por ser um exame barato e de fácil realização, o hemograma é muito valioso na avaliação de diversas condições, como anemias, infecções e respostas a medicamentos.

 

ERITROGRAMA
São avaliadas as células de linhagem vermelha do sangue, seus parâmetros são:

– Contagem de hemácias: com valores médios ligeiramente maiores em homens, podendo se elevar com neoplasias ou desidratação e diminuir em anemias

– Dosagem de Hemoglobina (Hb): proteína responsável pelo transporte de oxigênio, importante na avaliação de anemias e doenças pulmonares

– Hematócrito (Ht): Concentração de hemácias no sangue. Relaciona-se de forma direta com a viscosidade do sangue, sendo sua elevação um fator de risco para eventos tromboembólicos.

– Volume Corpuscular Médio (VCM): tamanho médio das hemácias.

– Amplitude de Distribuição dos Eritrócitos (RDW): variação de tamanho entre as hemácias.

– Complementar à avaliação do VCM Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) e Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM): quantidade de hemoglobina presente nas hemácias e concentração de hemoglobina nos eritrócitos.

– Contagem de Reticulócitos: eritrócitos imaturos.

 

LEUCOGRAMA
No Leucograma avaliamos os glóbulos brancos, responsáveis pelo processo de defesa do organismo.

– Global de Leucócitos: Soma de todos os glóbulos brancos. Avalia a capacidade de resposta do sistema imune e, em caso de elevação,pode indicar um processo infeccioso vigente.

– Neutrófilos: tipo de leucócito mais comum no adulto, primeira linha de defesa do sistema imune.

– Monócitos: Ao infiltrar tecidos se diferenciam em macrofagos. Se eleva principalmente em infecções crônicas.

– Linfócitos: produzem uma resposta específica para as infecções, podendo adquirir memória contra o patógeno. São as células atacadas pelo vírus HIV.

– Eosinófilos: responsáveis pela resposta imune em processos alérgicos e infecções por parasitas.

– Basófilos: tipo menos comum de leucócito, elevam-se em alergias e inflamações crônicas.

 

PLAQUETOGRAMA

A principal função das plaquetas está relacionada ao processo de hemostasia, se agregando a vasos sanguíneos danificados formando um tampão capaz de conter hemorragias. Valores muito baixos de plaquetas podem representar problemas de coagulação.

O volume plaquetário médio (VPM) mede o tamanho das plaquetas, proporcional a sua eficiência hemostática, sendo valores muito elevados relacionados a um maior risco cardiovascular.

 

@opedrocalixto

Dr. Marcos Staak Jr | Médico | CRM-SC 17642

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram