Staak Med

Ozempic e Saxenda podem atrapalhar o ganho de massa musclr.?

Quando falamos em análogos do GLP-1, um dos efeitos causados pelo fármaco é a inibição do apetite, que ocorre devido ao atraso do esvaziamento gástrico. Se seu uso for feito para tratamento da obesidade, a consequência certamente será o emagrecimento! O processo de ganho de massa muscular é dependente de um superávit calórico, ou seja, ingestão de uma quantidade energética maior do que se gasta para “manter-se vivo” e realizar as atividades no dia a dia.⁣

Um paciente obeso, que busca o emagrecimento, deverá sempre optar pelo déficit calórico, o que por si, já dificultaria o processo de hipertrofia. Ao associarmos ainda um fármaco que coloca o paciente em uma situação de redução de fome, teremos esse déficit desejado.


Por mais que ocorra uma melhora no armazenamento de glicogênio e na captação de glicose pela célula muscular, a prioridade será diminuir o percentual de gordura, fazendo com que momentaneamente, a hipertrofia seja deixada em segundo plano.


O que não será um problema, visto que um paciente obeso, iria eventualmente desenvolver comorbidades, já que é uma condição que os deixa predispostos a diversas outras doenças. Portanto, o processo de emagrecimento se torna prioridade frente à hipertrofia!

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também deste outro post: