Staak Med

Por que a gonadotrofina coriónica humana (hCG) estimula a produção de testosterona e qual o impacto na espermatogênese?

Em resposta a secreção pulsátil do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) no hipotálamo, a hipófise anterior libera o hormônio luteinizante (LH). Esse hormônio é responsável pelo estímulo à produção testosterona nas células de Leydig no testículo. A testosterona intratesticular participa da espermatogênese, portanto é importante para a fertilidade masculina.

Em homens com hipogonadismo hipogonadotrófico ou em uso exógeno de esteróides anabólico androgênicos (EAA), geralmente o LH está suprimido ou muito baixo, isso impacta negativamente nos níveis de testosterona intratesticular. Sem essa testosterona dentro do testículo, a espermatogênese é prejudicada levando a quadros como oligospermia severa ou até azoospermia.

Certo, mas onde o hCG entra na jogada?

O hCG possui duas subunidades, uma α e uma β. O LH e o hCG possuem a mesma subunidade α, diferindo apenas na subunidade β que no caso do hCG possui uma cauda de 24 aminoácidos altamente glicosilada. Essa cadeia lateral é importante já que proporciona ao hCG uma maior atividade no receptor e uma meia vida de aproximadamente 36 horas, enquanto o LH possui meia vida de apenas 30 minutos.

Compartilhar do mesmo receptor, possuir atividade aumentada e meia-vida prolongada fazem do hCG um análogo perfeito do LH. Portanto, ao substituir a produção perdida de LH por hCG, a espermatogênese pode ser restaurada, restaurando os níveis adequados de testosterona intratesticular.

Além disso, o hCG pode ser utilizado também na terapia pós-ciclo (TPC), com o intuito de estimular a síntese de testosterona perdida pela inibição do eixo hipotálamo-hipofisário-testicular com o uso exógeno de EAA. Entretanto, como tudo na medicina, não é obrigatório utilizar hCG na TPC. Toda indicação clínica do uso de fármacos vem de uma boa anamnese, um bom exame físico e, se necessário, exames complementares.

Referência:

doi: 10.21037/tau.2018.04.11

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também deste outro post: