Staak Med

Saúde mental e física: alimentação e dieta

Com o passar dos anos e com a vida cada vez mais modernizada diversos fatores sofreram mudanças, tais como estilo de vida, adoção de padrões alimentares não saudáveis, privação de sono e sedentarismo. Esses fatores tem como resultante um aumento na prevalência de patologias, ansiedade, depressão, distúrbios cognitivos, metabólicos e doenças crônicas.

A qualidade dos alimentos, entre outros fatores de risco, esta relacionada com o acometimento de saúde física e mental. A dieta atual de grande parte da população segue um padrão ocidentalizado, constituída por alimentos processados com alto valor energético, ricos em gorduras trans, açúcares, sódio e pobre em nutrientes. O ambiente em que vivemos também pode agravar a situação em níveis maiores, pois o fácil acesso, a alta palatabilidade dos alimentos juntamente com a correria do dia a dia e estresse demasiado acabam contribuindo para essa adoção de maus hábitos. Contando também com o sedentarismo, essa ingestão calórica acima dos gastos energéticos acarreta no ganho de peso e daí parte para diversas patologias.

Os micronutrientes como vitaminas do complexo B podem modular o desempenho cognitivo. A vitamina D está envolvida na prevenção de distúrbios neurodegenerativos. A vitamina E juntamente com outros minerais (zinco, manganês, cobre) protege as células de danos oxidativos. Os carboidratos complexos (vegetais, legumes, grãos integrais) levam à liberação de ácidos graxos de cadeia curta que mostram efeitos anti-inflamatórios (inclusive no sistema nervoso central). E esses são apenas alguns dos exemplos de como podemos modular nossa integridade física e mental através de uma alimentação saudável.

A fisiopatologia da depressão e ansiedade têm sido associada a um maior estado inflamatório e à perturbação da funcionalidade cerebral e é muito mais complexa para ser detalha apenas nesse post. Nenhum alimento ou componente alimentar de forma isolada tem a capacidade determinante de melhorar a saúde, porém suas escolhas irão interferir em seus hábitos, e seus hábitos influenciaram seu estilo de vida, que no longo prazo reflete na sua saúde. Corpo e mente trabalham JUNTOS e devemos buscar o verdadeiro equilíbrio.

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram