Após o uso de esteroides, muitos usuários fazem a conhecida Terapia Pós-Ciclo (TPC). Esse tratamento visa reestabelecer os níveis hormonais normais do indivíduo. Então, é válido o uso de testosterona nessa fase?
Vamos entender como a coisa funciona:
1️⃣ o uso de testosterona em doses acima das produzidas pelo corpo (supra-fisiológicas), causa uma desativação da secreção do GnRH no hipotálamo e do LH e FSH na hipófise.
2️⃣ LH e FSH baixos não promovem estímulo no testículo, e este não produz testosterona
Após a interrupção do uso da testosterona, os níveis dela precisam reduzir para que o cérebro entenda que é necessário voltar a estimular o testículo para produzir testosterona novamente. Esse processo leva em torno de 3-4 semanas, e o reestabelecimento da secreção norma de testosterona pode levar vários meses!
Não é viável, neste período, nem mesmo saudável clinicamente e psicologicamente falando, o homem ficar com seus níveis de testosterona baixos. É notada a quantidade de sintomas relacionados, além de riscos para a saúde.
Nesse caso, pode-se lançar mão do uso de testosterona base, não ligada a nenhum ester, para controle da sintomatologia.
Obviamente que as dosagens devem ser baixas, a fim de não manter a supressão do eixo hormonal que está tentando ser reestabelecido.
Essa orquestra é algo delicado, e na maior parte dos casos a automedicação apenas atrapalha, visto que o acompanhamento muito próximo é necessário, e por profissional capacitado.
Na sintomatologia de testosterona baixa é que muitos usuários retomam o uso da mesma, ou fazem o chamado “Blast & Cruise”, o que não é nem um pouco recomendado nesse sentido, uma vez que o uso continuado de testosterona por homens saudáveis, em níveis suprafisjológico, é pouco estudado e não se pode concluir ser benéfico ou não.
Seja consciente. Faça o acompanhamento necessário. Não tente fazer tudo por conta própria ou com orientação ruim, sua saúde pode pedir socorro em breve.