Staak Med

Espermatogênese por uso de EAA? Veja como usar o HCG para a recuperação

O uso de terapia de reposição de testosterona (TRT) para hipogonadismo continua a aumentar, particularmente entre homens mais jovens que desejam permanecer férteis.

Ao mesmo tempo, a consciência de um uso mais difundido de esteróides anabólicos androgênicos (EAA) na população em geral tem sido notada.

Tanto a TRT quanto o uso de EAA podem suprimir o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal (HPG), resultando na diminuição da espermatogênese. Portanto, é importante que os médicos reconheçam o uso anterior de TRT ou EAA em pacientes que se apresentam para tratamento de infertilidade.

A cessação do uso de TRT ou EAA pode resultar na recuperação espontânea da espermatogênese normal em um número razoável de pacientes, se houver tempo suficiente para a recuperação.

No entanto, alguns pacientes podem não recuperar a espermatogênese normal ou tolerar a espera pela recuperação espontânea. Nesses casos, os médicos devem estar cientes dos desarranjos fisiopatológicos do eixo HPG relacionados ao uso de TRT ou EAA e os agentes farmacológicos disponíveis para revertê-los.

Os agentes disponíveis incluem gonadotrofinas injetáveis, moduladores seletivos do receptor de estrogênio e inibidores da aromatase, mas seu uso off-label é pouco descrito na literatura, potencialmente criando uma lacuna de conhecimento para o clínico.

@dr.staak
@davidias11

Referências:

doi: 10.21037/tau.2018.04.11
doi: 10.4103/1008-682X.173938
doi: 10.1111/jsm.12890

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram