Esse movimento começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.
Mike restaurou sozinho seu automóvel pintando-o de amarelo. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência disso, o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio.
Pra ser honesto, eu não gostaria de estar dizendo o óbvio, mas DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA.
Os transtornos de humor (depressão unipolar e bipolaridade) são responsáveis por aproximadamente 40% das tentativas de suicídio.
A cada 3 segundos uma pessoa no mundo tenta suicídio, e a cada 40 segundos uma pessoa consegue. Bastante, né? Pois é.
Embora a depressão seja SIM uma doença, ela não tem seu mecanismo muito bem elucidado. É considerada uma doença multifatorial com diversas teorias aceitas, como: alteração nos níveis dos neurotransmissores, genética, fatores ambientais, problemas sociais e pessoais, entre diversas outras.
No entanto, sua clínica é bem característica (e também usada como critérios diagnósticos). Os sintomas devem persistir por 15 ou mais dias e devem causar sofrimento e/ou prejuízo ao paciente, sendo eles: tristeza, anedonia (ausência de prazer), alterações no apetite ou peso, alterações no sono, alterações de movimento e de concentração, fadiga, sensação de culpa/inutilidade e pensamentos recorrentes de morte e/ou vontade de sumir.
Não é nenhuma vergonha ou demérito ter depressão. Ninguém tem um câncer porque quer, assim como ninguém tem depressão porque quer. Então, caso precise, não hesite em procurar ajuda! É uma doença psiquiátrica e tem tratamento.
Se precisar/quiser, manda uma mensagem. Vamos conversar!