A abundância de informações sobre qualquer assunto hoje é absurda, e a facilidade de acesso faz com que muita gente julgue ser capacitada para determinada situação. Ou mesmo se considerar autodidata e conseguir montar uma prescrição médica, por exemplo. Esquecem ou não sabem que para elaborar uma conduta medicamentosa é necessário um raciocínio clínico, pensado de acordo com uma coleta de história, exame físico, exames complementares, e que tudo isso se soma a vivências e experiências anteriores, antes de se chegar a uma conclusão e elaboração de um tratamento.
Assim começam as lambanças que temos que corrigir: “li em um lugar, aprendi com fulano, ciclano fez e deu certo…”. E aí um caso de acne, que é extremamente multifatorial, pode ser piorado por tratamentos feitos por quem não entende nada, mas quer saber e fazer de tudo. Diagnósticos e tratamentos não são tão simples. Exigem uma série de coisas além de ler meia dúzia de palavras em um blog ou fórum, ou num perfil de Instagram.
Mesmo que você queira fazer um bolo e pegar a receita na internet, há uma grande chance de não ficar igual ao que você imaginava. Ou mesmo não dar nada certo.
Imagina tratar uma condição clínica.
Seja inteligente, procure atendimento médico ANTES de ter feito besteira. Corrigir seus erros pode custar muito mais caro (e não estou falando de dinheiro).