A redução do tempo de sono tornou-se um hábito comum na atualidade, guiado pelas exigências e oportunidades da sociedade moderna. Entretanto, o período de recuperação é um fator muito importante para o processo de hipertrofia muscular, sendo o sono fundamental nesse processo pois é nesse momento que o organismo regenera as fibras musculares que são “lesionadas” na musculação.
E como isso acontece?
Um dos motivos para essa ação seria porque no período que dormimos grande parte do hormônio do crescimento (GH) é liberado, sendo o GH responsável por criar um ambiente propício para o crescimento e fortalecimento dos músculos. Dessa forma, apresenta função de síntese tecidual como resposta ao treinamento físico e/ou exercício. Além disso, também leva ao estímulo da gordura como fonte de energia e redução do catabolismo. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, em 2004, mostrou que aproximadamente 50-70% da secreção desse hormônio acontece na fase inicial do sono.
Portanto, a falta de sono reparador e que promova realmente descanso podem interferir no processo hipertrófico. A diminuição ou ausência do sono leva a uma menor liberação de GH, diminuindo a reparação das fibras musculares. Por isso, não adianta só treinar, se não tiver uma boa noite de sono, seu corpo precisa estar em sintonia!
Para uma boa noite de sono prepare um ambiente agradável, com pouca ou nenhuma luz, tente reduzir ao máximo os ruídos e evite utilizar aparelhos eletrônicos antes de deitar para ter um bom descanso e, consequentemente, um processo de hipertrofia muscular de qualidade.