A acne vulgar é uma condição de pele comum em adolescentes e adultos jovens que também pode ocorrer em outras idades. As manifestações clínicas da acne vulgar variam amplamente e o impacto psicológico pode ser significativo.
Acne vulgar é um distúrbio dos folículos pilossebáceos. Hiperqueratinização folicular, produção de sebo, 𝘊𝘶𝘵𝘪𝘣𝘢𝘤𝘵𝘦𝘳𝘪𝘶𝘮 𝘢𝘤𝘯𝘦𝘴 e inflamação estão envolvidos na patogênese. A sequência temporal de eventos que levam à formação de lesões de acne é desconhecida, mas provavelmente envolve fatores do hospedeiro e disbiose dentro do microbioma do folículo pilossebáceo.
Andrógenos induzem a produção de sebo e são um fator importante no desenvolvimento da acne vulgar. O hiperandrogenismo pode causar acne, mas a maioria dos pacientes com acne vulgar não apresenta excesso de androgênio.
O papel da dieta na acne vulgar é um conceito em evolução. Um efeito contributivo do leite e dietas de alto índice glicêmico foi proposto, mas estudos prospectivos são necessários para esclarecer a relação entre dieta e acne.
Normalmente, a acne vulgar ocorre em áreas do corpo com glândulas sebáceas hormonalmente sensíveis, incluindo o rosto, pescoço, peito, costas e braços. Comedões abertos, comedões fechados e pápulas inflamatórias, pústulas ou nódulos são as lesões características.
@dr.staak
@osmanvieira
Referência:
doi:
10.1111/j.1610-0387.2007.06176.x
10.1210/edrv.21.4.0404