Desde desinformação que “TPC não funciona”, “TPC não serve pra nada”, até os vieses de “perde todos os ganhos na TPC”, “fica depressivo na TPC”, etc.
A finalidade da terapia pós ciclo é a recuperação do perfil hormonal normal o mais rápido possível, a fim de não se instalar um hipogonadismo, e manter a maior parte dos ganhos consolidados, conquistados ao longo do ciclo.
É possível manter 100% dos ganhos? Obviamente não. Mas é possível ter uma conduta assertiva e fazer bem feito.
Essa imagem reflete isso, paciente com testosterona elevada, após o término da TPC. O ciclo durou ~8 semanas, a TPC durou 6 semanas e os exames foram coletados mais de 1 semana após o terminada TPC.
Não houve hipogonadismo transitório, não houve sintomatologia associada, não houve perdas musculares expressivas e não houve ganho de gordura. O ganho de força se manteve de forma progressiva, como deve ser com qualquer bom programa e periodização de treinamento. E houve prejuízo na recuperação dos treinos após cessar os hormônios o que é esperado que aconteça.
Bons profissionais que entendem (de verdade) de fisiologia hormonal conseguem trabalhar em diversos ambientes. E o acompanhamento profissional é essencial nesse meio.
Ainda tenho poucas vagas para iniciar acompanhamento em junho. Após esgotadas, não sei quando abriremos novas vagas, possivelmente não acontecerá nos próximos meses.
E se você é médico ou acadêmico de medicina e quer aprender comigo, me envie uma mensagem e entre na minha mentoria médica para aprender de verdade a respeito do uso de hormônios, independente da indicação clínica ou da finalidade do uso, com assertividade e segurança.