Além das alterações hormonais relacionadas ao estresse, ele também pode levar ao desenvolvimento dos seguintes comportamentos não saudáveis, os quais podem causar ganho de peso:
1️⃣ Alimentação emocional: níveis elevados de cortisol podem não apenas fazer com que você anseie por alimentos não saudáveis, mas o excesso dessa energia acumulada muitas vezes pode fazer com que você coma mais do que normalmente faria. Se associar o celular na hora de comer, como falei no último post, o problema piora! Você pode achar que comer um lanche ou buscar uma comida “confortável” fornece alguma ajuda temporária no alívio do estresse, mas na verdade dificulta o controle de peso saudável.
2️⃣ Comer fast-food “acessível”: quando estamos estressados, e não nos planejamos, tendemos a comer a primeira coisa que vemos ou o que está prontamente disponível e acessível, o que nem sempre é a opção mais saudável. Também é mais provável que você dirija até um fast-food, em vez de gastar tempo e energia mental para cozinhar uma refeição equilibrada e saudável.
3️⃣ Exercitar-se menos: com todas as exigências da sua agenda, o exercício pode ser uma das últimas coisas da sua lista de tarefas. Se assim for, você não está sozinho. Um longo trajeto e as horas passadas sentadas atrás de uma mesa podem deixar pouca oportunidade para atividade física. Para pessoas com rotinas estressantes, o treino pela manhã pode ser muito mais proveitoso e “à prova de furos”.
4️⃣ Pulando as refeições: quando você está fazendo malabarismos com uma dúzia de coisas ao mesmo tempo, comer uma refeição saudável pode cair de posição na sua lista de prioridades. Você pode pular o café da manhã porque está atrasado ou não almoçar porque há muita coisa pra fazer em sua lista de tarefas.
5️⃣ Dormir menos: muitas pessoas relatam problemas para dormir quando estão estressadas. E há uma associação entre a privação do sono e redução do gasto energético. Sentir-se cansado também pode reduzir a força de vontade e contribuir para hábitos alimentares pouco saudáveis.
@olegariojsf