A oxandrolona é um dos esteroides anabolizantes mais utilizados, especialmente por mulheres com o objetivo de ganho de massa magra. Entretanto, o uso da oxandrolona vai muito além da estética, podendo ser utilizada desde de no tratamento de queimados a até mesmo no aumento do crescimento pôndero-estatural de crianças. Apesar de tamanha aplicabilidade, alguns profissionais ainda vêem essa droga com certo preconceito, mas a final, a oxandrolona realmente é uma medicação segura?
Dentre os esteroides anabolizantes disponíveis hoje, a oxandrolona é sem dúvida um dos com maior número de estudos científicos, possuindo ampla segurança e indicações clínicas de uso. Sabendo disso, para responder essa pergunta, quero te apresentar alguns estudos clínicos duplo cego randomizados que nos mostram aplicabilidades distintas da oxandrolona evidenciando o seu nível de segurança.
1- Tratamento de queimados
Um estudo com crianças avaliou o uso de O,1mg/kg/dia dessa medicação diariamente por 2 anos. A partir disso, observamos que mesmo após 5 anos da utilização da medicação, foi constatado um aumento positivo na densidade mineral óssea e crescimento pôndero-estatural dos pacientes. Além disso, não houve alteração significativa da função hepática ou outros efeitos adversos significativos.
2- Aumento Pôndero – Estatural na Síndrome de Turner
Meninas com síndrome de Turner possuem uma tendência de atingirem uma menor estatura e desenvolvimento sexual. Sendo assim, um estudo realizado com garotas entre 2 e 16 anos avaliou a aplicabilidade de uso de 0,03 e 0,06mg/kg/d de oxandrolona associado a GH, de forma contínua, a partir dos 8 anos. A conclusão é que o tratamento com 0,03mg/kg/dia é seguro e benéfico.
3- Aumento de Resistência de Treinamento em Mulheres Idosas
Saindo das pesquisas em crianças, vamos agora para um estudo em mulheres idosas. Uma pesquisa avaliou a utilização de 10mg/dia de oxandrolona durante 12 semanas em mulheres entre 65 a 90 anos. Esse estudo observou uma melhoria significativa na composição corporal, com aumento de massa muscular e perda de gordura.
Além desses estudos, existe uma vasta literatura comprovando a aplicabilidade dessa medicação para essas e outras patologias. A partir disso, observamos que a oxandrolona é uma medicação que possui segurança de uso não apenas em mulheres adultas que desejam hipertrofia, mas também em crianças e até idosos. Sendo assim, é seguro afirmar que quando bem indicada, ela é segura e extremamente benéfica.
Texto em parceria com Guilherme Alfonso Vieira Adami
Referências:
Doi: 10.1097/SHK.0000000000000517.
Doi: 10.1530/EJE-12-0404.
Doi: 10.1249/MSS.0000000000000690.