Estradiol baixo. O uso inadvertido de inibidores de aromatase (IA) em busca de resultados estéticos pode trazer consequências bastante sérias. A crença de que o corpo reduz mais o peso de gordura com seu uso é algo que não passa de fisiologia de boteco.
Homens com doenças genéticas que não expressam a enzima aromatase (e, portanto, tem níveis de estradiol próximos a zero) tem MENOS massa muscular e MAIS gordura corporal!
Estamos testemunhando uma epidemia crescente de indivíduos que, em busca de um corpo idealizado, acabam comprometendo sua própria saúde, ignorando as consequências por completo.
Os IA (anastrozol, letrozol, exemestano) são usados para evitar a conversão do excesso de testosterona em estrogênio. É preciso haver equilíbrio entre os níveis de testosterona e de estradiol, de forma proporcional, para que toda a fisiologia funcione perfeitamente.
A busca incessante por uma estética corporal irrealista tem levado muitos à beira do abismo. O uso imprudente de IA coloca os corpos em um perigoso jogo de roleta russa, com resultados potencialmente catastróficos. Níveis baixos de estradiol são uma sentença de saúde que pode resultar em um pesadelo de situações inimagináveis.
Baixa densidade mineral óssea, disfunção sexual, aumento do risco de lesões (rupturas musculares, tendíneas e ligamentares), alterações de saúde mental e, além de tudo isso, um coração que bate pedindo socorro.
O uso de esteroides por si só já culmina com aumento do risco cardiovascular e alterações cardíacas estruturais precoces – isso é potencializado e acelerado com o uso de inibidores de aromatase em associação. Tudo isso em nome de um padrão que muitas vezes é tão inatingível quanto a noção de quem faz sem buscar o mínimo de conhecimento.
Se você já é usuário de hormônios ou fármacos para aumento de performance, procure um médico para monitorar sua saúde.
Busque o cuidado e informações médicas direcionadas, de qualidade e sem julgamento se você for usuário de esteroides ou qualquer outra substância para performance.
Eu estou aqui para ajudar qualquer pessoa que faça uso de testosterona ou outros EAA.
Dr. Marcos Staak Jr | Médico | CRM-SC 17642