O uso prolongado de esteróides (EAA) por motivos não médicos pode ser uma prática significativamente prejudicial à saúde. Entretanto, é difícil quantificar o risco exato. O principal problema é o fato de que o abuso de EAA pode promover doenças cardíacas, a causa da morte número um entre os homens.
A doença cardíaca é uma doença de progressão lenta, que pode se desenvolver por décadas sem sintomas. O abuso pode acelerar o processo silencioso de deposição de placas nas artérias e também induzir outras alterações no sistema cardiovascular que podem aumentar a suscetibilidade a AVC ou infarto. Se a morte finalmente ocorrer, no entanto, será difícil para um médico legista identificar o EAA como a causa; muitas variáveis desempenham um papel na etiologia das doenças cardiovasculares.
A grande maioria das mortes para as quais os EAA contribuíram não são relatadas por esse motivo. As taxas exatas de mortalidade de usuários de esteroides de longo prazo, da mesma forma, são difíceis de calcular. De acordo com um estudo de base populacional, usuários de esteroides tiveram um risco 4,6 vezes maior de morte precoce por todas as causas, incluindo suicídio, em comparação com não usuários.
É especialmente importante monitorar de perto as doenças cardiovasculares e outros fatores de risco à saúde se o uso de EAA ocorrer por longo prazo.
O uso não médico de EAA, por definição, não pode ser definido como uma prática segura. No entanto, pode-se argumentar que esteroides podem ser usados com alta segurança relativa, mesmo por um período de muitos anos. As diretrizes de redução de danos de esteróides são importantes para minimizar os efeitos negativos desses medicamentos à saúde.
Dado um indivíduo que segue essas diretrizes e é cuidadoso com a seleção de drogas, dosagens e durações de ingestão, segue uma dieta baixa em gorduras saturadas, colesterol, açúcar e carboidratos refinados, treina ativamente com exercícios cardiovasculares e resistidos, pode ser difícil em muitos casos argumentar sobre riscos tangíveis à saúde.
É preciso muito planejamento e um acompanhamento adequado para usar o EAA dessa maneira, minimizando riscos.