Altas doses de esteróides não são necessárias para atingir um crescimento muscular significativo, especialmente se um físico moderado ou melhoria de desempenho são os objetivos.
Recomenda-se um limite de dosagem de 400 mg por semana em injetáveis. No caso do cipionato de testosterona, 400 mg por semana equivale a pelo menos 4 a 5 vezes o nível de hormônio produzido naturalmente em um corpo masculino saudável. Este nível de uso produzirá um ganho muscular dramático se combinado com treinamento e dieta adequados.
Na verdade, durante as décadas de 1970 e 80, a faixa de dosagem de 200-400 mg por semana foi considerada “padrão” para o uso de testosterona, nandrolona, boldenona ou metenolona no fisiculturismo.
Na verdade, há pouca necessidade real de doses extremas de 750-1.000 mg ou mais de esteróide por semana, ou para complementar uma base injetável com orais adicionais.
Doses altas podem SIM produzir ganhos mais rápidos, mas geralmente não são inteligentes, além de não serem, de certa forma, “custo-efetivas”. Além disso, altas doses de esteróides aumentam muito o esforço cardiovascular e a incidência de outros efeitos colaterais.
Pode ser fácil ignorar o impacto potencial do uso de esteróides na saúde quando os benefícios positivos são tão rápidos e as consequências negativas tão remotas.
Entretanto, é muito importante lembrar que o uso de esteróides em doses suficientes para suportar o ganho muscular de curto prazo sempre terá algum impacto negativo em seu corpo.
Seu colesterol mudará para uma direção desfavorável, sua pressão arterial pode subir e você pode hipertrofiar as paredes do coração.
Seus hormônios ficam desequilibrados quando você toma esteróides, o que invariavelmente fará com que outras coisas fiquem fora de equilíbrio. Conforme o uso continua ao longo dos anos, essas doses se acumulam e o tempo total no ciclo (ou blast and cruise) pode se tornar muito longo.
Lembre-se sempre de considerar os riscos e também as benefícios de cada ciclo. Escolher cuidadosamente o seu programa de drogas e manter os efeitos negativos do uso de esteróides sob controle a curto prazo é a melhor maneira de reduzir os riscos a longo prazo.