A obesidade realmente deve começar a ser aceita e normalizada?
Devemos deixar bem claro que existe uma diferença entre saúde e padrão de beleza.
A obesidade é uma doença e não deve ser normalizada em hipótese alguma.
Me responda uma coisa: você acha que o câncer é algo positivo? Acho que concordamos que a resposta é não, certo? Então você também não deveria achar bom ser obeso.
O periódico The Lancet Oncology, do Reino Unido, trouxe à tona o aumento das chances do desenvolvimento de câncer em pessoas obesas. A obesidade e o sobrepeso causaram 481.000 novos casos de câncer em 2012, ou seja, 3,6% de todos os casos de câncer do mundo.
12 tumores foram diretamente relacionados à obesidade, entre eles o câncer de fígado, mama, pâncreas e tireoide.
De acordo com a pesquisa, a correlação entre peso acima do adequado e tumores é muito maior entre mulheres do que em homens: 5,4% dos tumores nelas e 1,9% neles. Essa constatação deixa ainda mais gritante à urgência de pararmos de tratar a obesidade apenas como um tema de padrão de beleza ou aceitação do próprio corpo. Precisamos discutir sobre isso como um tema que traz risco à vida, principalmente a das mulheres.
Um exemplo do perigo que a obesidade traz é o aumento expressivo de câncer no pâncreas entre os jovens. Um câncer que, antes, era considerado raro em uma população abaixo dos 30 anos.
No Brasil, em 2018, entre os 19 tipos de câncer mais comuns, 9 têm relação com excesso de gordura.
Não seguir os padrões estéticos culturais e seguir o que te faz bem, é saudável e deve sim ser mantido. Mas normalizar algo que pode trazer um grande RISCO A SAÚDE, não deve ser mantido.
Já pensou uma campanha para aceitação do crack? Sem sentido, né?
Deixando um pouco as polêmicas de lado (ou entrando bem no meio dela) e focando apenas em saúde, você deve parar agora mesmo de achar que estar gordo é normal, a não ser que você queira ter mais chances de morrer.
Cuidar da saúde psicológica e aceitar seu corpo é sim importante, mas isso NÃO deve ser motivo para esquecer a saúde do corpo!