Staak Med

A razão pela qual fisiculturistas morrem cedo

Sem apologia, sem demonização. A ideia aqui é sensatez.

Não podemos fechar nossos olhos para o aumento no número de óbitos prematuros entre atletas de elite.

Da mesma forma, não podemos culpar única e exclusivamente o uso (e abuso) de esteroides anabólicos androgênicos, em um meio onde o abuso de outras substâncias é frequente – anfetaminas, demais estimulantes, hormônios tireoideanos, cocaína, diuréticos, entre tantos outros. Não há e não haverá qualquer estudo bom o suficiente para apontar um único culpado dessas fatalidades entre atletas. Porém uma coisa é certa: o esporte de alto rendimento não é e nunca foi sinônimo de saúde.

E o atleta que está lá no ponto mais alto, competitivo, na alta performance de verdade, acaba assumindo os riscos dessa que é sua profissão.

O problema são os jovens e os desavisados que acham que podem usar drogas como atleta, sem estar no nível de um atleta de verdade.

Há um perfil psicológico, a meu ver, por trás dos abusadores, e estes irão abusar do que for conveniente ou tiverem acesso – esteroides, estimulantes, outras drogas ilícitas, álcool, tabaco, a própria comida, suplementos… E isso é algo que observo no meu dia a dia de consultório.

Esse texto todo nas imagens serve como alerta! Os abusos, certamente, encurtarão a sua expectativa de vida. Seja você atleta ou não.

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também deste outro post: