O ganho de peso é um possível efeito colateral de quase todos os antidepressivos. No entanto, cada pessoa responde aos antidepressivos de maneira diferente.
De um modo geral, alguns antidepressivos parecem mais propensos a causar ganho de peso do que outros. Esses incluem:
– Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina, imipramina
– Inibidores da monoamina oxidase (MAOIs), como a fenelzina
– Paroxetina, um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS)
– Mirtazapina
Os ISRS são a classe mais comumente prescrita de medicamentos para depressão.
Embora alguns ISRSs estejam associados à perda de peso a princípio, o uso prolongado de ISRSs está principalmente relacionado ao ganho de peso.
O uso prolongado é considerado quando dura mais de 6 meses.
Em uma revisão realizada do Bariatric Times, os pacientes tratados com paroxetina apresentaram um ganho de peso médio de 3,6%, superior aos da sertralina (aumento de 1,0%) e da fluoxetina (que realmente perdeu 0,2%). Além disso, 25,5% dos pacientes com paroxetina ganharam mais de 7% do seu peso corporal inicial.
Enquanto algumas pessoas ganham peso após iniciar o tratamento, o antidepressivo nem sempre é uma causa direta. Muitos fatores podem contribuir para o ganho de peso durante a terapia antidepressiva.
1️⃣ Comer demais ou inatividade como resultado da depressão pode causar ganho de peso.
2️⃣ Algumas pessoas perdem peso como parte de sua depressão. Por sua vez, um apetite aprimorado associado à melhora do humor pode resultar em aumento de peso.
3️⃣ Os adultos geralmente tendem a ganhar peso à medida que envelhecem, independentemente dos medicamentos que tomam.
O tratamento NUNCA deve ser uma imposição do médico ao paciente, e sim uma decisão em conjunto. Se os benefícios superam o efeito colateral do ganho de peso, considere gerenciar o seu peso com uma alimentação mais saudável e mais atividade física enquanto desfruta de um humor aprimorado devido ao medicamento.
Em alguns casos, o ajuste da dose ou a troca de medicamentos pode ser útil – mas, novamente, não deixe de discutir os prós e contras antes de tomar essa decisão.