Atualmente, muito se fala sobre a importância de um sono de qualidade em todas as áreas da vida, que repercute na parte cognitiva, psicológica e metabólica do indivíduo.
Visto que muitas pessoas sofrem de distúrbios de insônia, que é caracterizado por dificuldades para iniciar/manter o sono, ou um sono não reparador, estudos foram feitos de forma a compilar as melhores atitudes não farmacológicas para intensificar o descanso durante o sono, comumente conhecidas como higiene do sono. Se consiste em:
1 – Associar a cama com o sono. Isso se relaciona a não ficar deitado em períodos que não irá dormir, e com o tempo e a prática, o organismo se acostumará a dormir assim que você se deitar. Numericamente, consiste que ao menos 90% do tempo que se passe na cama seja dormindo.
2 – Relaxamento. É imprescindível que para descansar, o indivíduo esteja relaxado, e para isso não é recomendado a prática de atividades intensas nas 2 horas que antecedem o sono, assim como também é interessante evitar fortes estímulos luminosos e sonoros.
3 – Evitar ingerir cafeína, nicotina e bebidas alcóolicas nas 4 horas que antecedem o sono.
4 – Prática de exercícios físicos durante o dia. Além de indispensáveis para um envelhecimento saudável, os exercícios físicos são essenciais para uma melhor qualidade do sono, de modo que ao praticar atividade física, o corpo buscará se reparar da atividade, resultando na estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio.
A atividade deixa seu corpo mais cansado e o sono vem naturalmente à noite.