Deficiência hormonal. É possível ter alterações hormonais relacionadas à dieta? A resposta é um grande SIM! É comum pensar que, para perder peso, basta cortar calorias e fazer mais exercícios. No entanto, a realidade é mais complexa e os riscos envolvidos podem ser maiores do que se imagina, especialmente quando se trata da saúde hormonal e óssea.
Ao tentar emagrecer com dietas extremamente restritivas, muitas pessoas inadvertidamente abrem uma “caixa de Pandora” de desequilíbrios em seu corpo. Sim, as alterações hormonais relacionadas à dieta existem, e são mais comuns do que gostaríamos.
REDS, anteriormente conhecido como “Tríade da Mulher Atleta”, refere-se à “Deficiência Energética Relativa no Esporte”. REDS é um conceito mais amplo que reconhece que homens e mulheres podem ser afetados por desequilíbrios energéticos em relação ao esporte e que esses desequilíbrios podem ter uma ampla gama de consequências negativas para a saúde.
As consequências incluem, mas não se limitam a:
– Menstruação irregular ou amenorreia
– Endocrinológicos, com alterações em vários hormônios, incluindo hormônios relacionados ao estresse, crescimento e reprodução (cortisol, GH, estradiol e testosterona)
– Diminuição da densidade mineral óssea
– Problemas cardiovasculares
– Prejuízo no desempenho esportivo
– Problemas psicológicos
– Sistema imunológico comprometido
Em pessoas comuns, que não são atletas de alto rendimento, mas que ainda assim estão envolvidas em padrões de exercício e dieta que resultam em um déficit energético mal programado, as consequências do REDS ainda são relevantes.
Uma dieta inadequada combinada com exercícios pesados pode interferir na produção de testosterona, trazendo consequências negativas para a saúde masculina.
A mensagem que queremos passar é clara: cuidado com as dietas extremas! Seu corpo é uma engrenagem complexa e precisa de equilíbrio. Antes de se lançar em métodos radicais de perda de peso, busque orientação profissional. Sua saúde é inestimável e merece atenção e cuidado adequado.
Dr. Marcos Staak Jr | Médico | CRM-SC 17642