Banho de gelo. Acredito que muitos já tenham assistido aos vídeos de Chris Bumstead submergindo em sua banheira com água gelada e tenham se perguntado o porquê dele fazer isso. Pois bem, é sabido que a imersão em água gelada ajuda na redução da inflamação muscular; da fadiga; da dor muscular e do tempo de recuperação após a sessão de treinamento. Mas será que esse banho poderia ajudar também no aumento dos músculos?
Foi na tentativa de responder a essa pergunta que Schoenfeld e colegas realizaram uma revisão de meta-análises sobre esse tema, para isso eles selecionaram 8 artigos nos quais o público alvo eram homens e mulheres saudáveis treinados e destreinados, entre 20-26 anos com 2-3 sessões de musculação por semana durante 4 a 12 semanas.
Os resultados infelizmente não foram positivos para a hipertrofia, na maioria dos estudos o banho de água gelada após o treino pareceu reduzir de forma discreta o ganho de massa muscular.
Acredita-se que essa redução aconteça pois o banho gelado:
1 – Produz vasoconstricção das artérias que irrigam a musculatura, reduzindo o aporte sanguíneo e de nutrientes para o músculo no pós-treino:
2 – Reduz a inflamação muscular;
3 – Atenua a ativação de fatores transcricionais envolvidos na biogênese ribossomal e;
4 – Suprime a ativação de células satélites;
Todos esses fatores resultam na redução da síntese proteica muscular que pode perdurar até 24h após a imersão em água fria
Então quer dizer que o Cobum está se prejudicando?
Não, pois os artigos possuem diversas limitações, como a baixa quantidade de sessões de treinamento por semana, a não padronização da quantidade calórica ingerida, os treinos não foram padronizados até próximo da falha, o banho de imersão sempre era após o treino, não sendo avaliado diferentes protocolos e seus resultados na hipertrofia.
A imersão em água fria (CWI) na forma de banho de água fria/gelo é uma atividade popular.
Existem muitas formas diferentes dessa atividade e algumas foram claramente definidas. Por exemplo, a natação de inverno é definida como a atividade de nadar em água fria durante o inverno.
Foi sugerido que o banho de gelo traz muitos benefícios à saúde. Por exemplo, na literatura popular, afirma-se que pode estimular o sistema imunológico, tratar a depressão, melhorar a circulação periférica, aumentar a libido, queimar calorias e reduzir o estresse.
No entanto, muitos dos benefícios de saúde proclamados são baseados em reivindicações subjetivas e casos anedóticos.
Alguns estudos fornecem algumas informações científicas sobre os benefícios para a saúde do banho de gelo e da exposição ao ar frio.
Esses estudos sugerem que a exposição regular ao frio pode ser eficaz no tratamento da inflamação autoimune crônica, reduzir a hipercolesterolemia pela ativação do tecido adiposo marrom e ter um efeito positivo na regulação do estresse.
No entanto, muitos dos benefícios à saúde alegados pela exposição regular à água fria podem não ser causais e podem, em vez disso, ser explicados por outros fatores. Tais fatores podem incluir, por exemplo, um estilo de vida ativo, controle treinado do estresse (meditação, técnicas de respiração, atenção plena), interações sociais, ambientes estéticos, alimentação saudável e padrões saudáveis de ingestão de alimentos e uma mentalidade positiva.
Referência:
doi: 10.51224/SRXIV.301
Dr Marcos Staak Jr | Médico | CRM-SC 17642
@jao_diniz