A Calorimetria Indireta é um exame que avalia a quantidade de calorias diárias que o seu organismo gasta em estado de repouso, sendo determinado pelo consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico.
A medida do gasto energético de repouso é o melhor método disponível atualmente para determinar a necessidade energética do paciente, dado este que é fundamental no trabalho de promoção de perda, ganho ou manutenção do peso saudável.
O protocolo para realização do exame envolve:
– Repouso prévio de 20 minutos
– Jejum mínimo de 7h
– Não executar atividades físicas nas ultimas 36h
– Não ingerir estimulantes nas ultimas 24h
– Não utilizar diuréticos ou chás diuréticos nas últimas 24h
– Abstinência de fumo nas ultimas 24h
– Hidratação adequado no dia anterior ao exame
Mas e muda alguma coisa eu não fazer o preparo?
Na segunda imagem do carrossel temos o resultado de um exame realizado 2h após uma sessão de treino, com o paciente alimentado e que tinha feito uso de estimulantes. O gasto calórico de repouso foi de 3442kcal/dia. Já na terceira imagem o exame foi feito com 24h de abstinência de treino, em jejum e sem estimulantes, não sendo o protocolo completo como previsto, porém já enxergamos uma redução da taxa de repouso para 2929kcal/dia. Na quarta imagem do carrossel, o exame foi feito com o protocolo completo e tivemos o resultado real da taxa metabólica de repouso – 2743 Kcal/dia.
É por isso que o preparo é essencial para a tomada de decisão da conduta.
Sempre que alguém te enviar algum tipo de instrução para a realização de qualquer exame tente ser o mais fiel aquilo possível, pois isso poderá mudar tudo e prejudicar teus resultados na hora da prescrição.
Texto em parceria com Olegario – Nutricionista.
Dr Marcos Staak Jr
Médico – CRM/SC 17642
créditos das imagens: clínica physico.