Dedique-se às cadeiras básicas: no início do curso, seja ele qual for, a maior parte das pessoas está mais preocupada com as programações sociais e festas do que com os estudos. A falta de conhecimento BÁSICO diferencia grandemente profissionais excepcionais dos medianos/fracos.
Mantenha a mente aberta: quero dizer que você não deve focar em áreas específicas do seu curso antes da hora. Eu entrei na faculdade de
medicina com a cabeça voltada à cirurgia. Poderia ter aproveitado melhor algumas fases para a atuação que tenho hoje.
Use as redes sociais ao seu favor: se você conseguir ajudar outras pessoas com informações de qualidade, e que agreguem na vida dos outros, será lembrado. E sendo lembrado, há uma
chance muito maior de ser o nome na cabeça das pessoas quando se tornar um profissional capacitado.
Não seja preguiçoso: esse parece ridículo de ser dito. Porém as pessoas se acomodam facilmente, principalmente após mais de 1 ano de EAD. Não seja essa pessoa. Busque estágios extracurriculares.
Faça a mais. Faça além. Seja o melhor que você pode ser. Minha iniciação científica começou com pesquisas nas áreas básicas no primeiro ano de faculdade, e em TODAS as férias eu fiz estágio extra. Saí da faculdade fazendo o que praticamente ninguém fazia. E trabalhando de igual para igual com médicos com ANOS de prática.
Não ligue para críticas: é óbvio que vai ter muita gente pra lhe tirar do foco.
Além de pessoas criticando o que você faz. Fique tranquilo e não dê ouvidos – você não será criticado por alguém que fez mais do que você. Apenas pelos medíocres.