Staak Med

Desvendando os mitos da L-Carnitina

A L-Carnitina, uma molécula disponível nas farmácias e lojas de suplementação na forma de suplemento, está ficando muito famosa nos últimos tempos, principalmente pela promessa que é imposta sobre ela, de potencializar a “queima” de gordura e o desempenho físico.

Mas antes de falar disso, vamos do início. O que é a Carnitina?

A Carnitina é um composto produzido nos rins e no fígado, através do metabolismo de dois aminoácidos essenciais (metionina e lisina), os quais são facilmente encontrados em CARNES, LEITE, SOJA, entre outros.

Segundo M. Askapour Et. Hal, essa molécula é, em sua maior parte (95%), armazenada no músculo, e apresenta como função o transporte de ácidos graxos de cadeia longa para dentro das mitocôndrias do tecido muscular, assim oxidando-os.

Em síntese, a gordura é queimada dentro das mitocôndrias, mas para chegar até lá, uma via de locomoção é necessária, neste caso, a carnitina. Percebe-se então que, além de auxiliar na queima de gordura, a Carnitina também gera mais energia para o músculo trabalhar.

Então se eu comprar este suplemento e tomar todos os dias, vou ficar “seco” e “grande” igual aos que fazem propaganda de tal?

NÃO. Os níveis intracelulares do composto em questão são suficientes à necessidade para transporte de ácidos graxos de cadeia longa até a mitocôndria, e capaz de manter o fluxo quando estes níveis reduzem em resposta ao exercício.

Um artigo de revisão publicado na revista Nutrients relatou que a homeostase desse composto é controlada pela sua biodisponibilidade, transporte e excreção urinária. Além disso, concluiu que a suplementação com L-Carnitina NÃO AUMENTA os níveis de Carnitina muscular, nem o metabolismo de gordura e muito menos a PERDA DE PESO. entretanto, vale ressaltar que, sob condições como deficiência de Carnitina, hemodiálise ou em pacientes sarcopênicos e frágeis, em que os estoques desta molécula são praticamente extintos, a suplementação com L-Carnitina tem demonstrado aumentar o desempenho físico e a massa muscular.

Sair tomando suplemento à toa sem saber se ele realmente funciona e ainda por cima esperar resultados milagrosos da noite para o dia claramente não é o melhor caminho a seguir.

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram