Substâncias anabolizantes têm sido cada vez mais utilizadas por fisiculturistas e atletas com o objetivo de melhorar o desempenho e a estética.
No entanto, essa prática tem causado certa preocupação a médicos e pesquisadores pelo desconhecimento das consequências que o uso indiscriminado e ilícito dessas substâncias pode causar.
Assim, este estudo analisou os efeitos de dois esteroides anabolizantes (AS) disponíveis comercialmente, Winstrol Depot®️ (estanozolol) e Deposteron®️ (Cipionato de testosterona), na densidade neuronal das regiões límbica, motora e sensorial no córtex cerebral, e também em 3 regiões do hipocampo.
Foram utilizados 60 camundongos (30 machos e 30 fêmeas), separados em três grupos: controle e dois grupos experimentais, que receberam o AAS. Foram retiradas amostras homotípicas e semisseriais de cada cérebro, em seções frontais de áreas estabelecidas para o estudo.
Os resultados mostraram que as mulheres tratadas com cipionato de testosterona apresentaram redução em todas as regiões testadas e as tratadas com estanozolol apresentaram diminuição em algumas áreas do hipocampo. Em relação aos animais machos, o estanozolol levou a uma diminuição no número de neurônios em uma região do hipocampo. Esses dados permitem concluir que as doses suprafisiológicas de esteroides utilizadas neste estudo, podem causar danos consideráveis ao tecido nervoso com comprometimento ultraestrutural e consequentemente comportamental.
Essas mudanças podem interferir na perda de rendimento físico e desempenho de atletas e não atletas e podem causar danos irreparáveis a indivíduos que fazem uso irresponsável de esteroides anabolizantes.
Outro estudo revela que o uso de esteroides anabolizantes androgênicos, em doses suprafisiológicas, mesmo por curto período, causou grave distúrbio no eixo hipotálamo-hipófise-gonadal de um fisiculturista. Por conta desse uso suprafisilógico, um declínio significativo nos níveis séricos de hormônio luteinizante (LH) ocorreu. A diminuição desse hormônio pode ser uma das causas que leva à redução da densidade neuronal nas áreas medidas.