Staak Med

EVALI: você conhece essa doença respiratória?

A doença EVALI, sigla em inglês para “Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Produtos de Vaping”, refere-se a uma condição pulmonar grave e aguda que ocorre em pessoas que usam cigarros eletrônicos ou dispositivos de vaping. O termo ganhou destaque no final de 2019, quando surtos de lesões pulmonares relacionadas ao vaping começaram a ser relatados nos Estados Unidos.

As principais causas são os aditivos químicos e substâncias tóxicas presentes nos líquidos de vaping, especialmente aqueles que contêm tetraidrocanabinol (THO), o principal componente psicoativo da maconha, e o acetato de vitamina E, um espessante frequentemente utilizado em produtos de vaping ilegais.

Os sintomas iniciais do EVALI podem ser semelhantes aos de outras doenças respiratórias, o que pode dificultar o diagnóstico preciso e contribuir para a negligência do vaping, bem como facilitar o avanço da patologia. No entanto, alguns sintomas comuns incluem tosse persistente, falta de ar, dor no peito, febre, calafrios, fadiga, dores de cabeça, náuseas, vômitos e perda de peso.

Como vemos, são sintomas característicos de outras doenças de vias respiratórias. É importante, portanto, estar atento a esses sintomas, especialmente se você for um usuário de cigarro eletrônico ou dispositivo de vaping.

O diagnóstico do EVALI é, ainda, um pouco nebuloso. No entanto, a associação de fatores como o histórico do paciente, os sinais e sintomas clínicos evidenciados, exame físico e exames laboratoriais são bastante indicativos da doença mencionada. Os médicos podem solicitar exames de imagem e de função pulmonar para avaliar a extensão das lesões pulmonares e descartar outras condições que possam ter sintomas semelhantes.

O tratamento para EVALI geralmente requer hospitalização para monitorização e suporte respiratório adequado. Em casos mais graves, a ventilação mecânica pode vir a ser necessária. Associado a isso, os médicos podem prescrever medicamentos para aliviar os sintomas e diminuir a lesão pulmonar, como broncodilatadores, corticosteroides e antibióticos, dependendo da situação clínica específica do paciente. O manejo assemelha-se bastante à DPOC exacerbada.

Devido à associação entre o uso de cigarros eletrônicos e o desenvolvimento de EVALI, é de fundamental importância promover a conscientização sobre os riscos e educar o público sobre os potenciais danos à saúde causados pelos dispositivos de vaping.

As autoridades de saúde recomendam que os indivíduos evitem o uso em vista dos potenciais riscos danosos e uso disseminado em faixa etária jovem.

 

Referência:
doi: 10.34119/bjhrv5n4-012⁣

Dr Marcos Staak Jr | Médico | CRM-SC 17642⁣
@walkerhcaixeta

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também deste outro post: