A levedura de arroz vermelho, um suplemento alimentar disponível no mercado conhecido por reduzir o colesterol sérico, tem sido repetidamente defendido como terapia alternativa para pacientes hipercolesterolêmicos que recusam estatinas, não toleram os efeitos colaterais da terapia com estatinas ou solicitam um medicamento “naturopático”.
A levedura de arroz vermelho contém um fungo (Monascus purpureus), que foi utilizado na produção original da lovastatina (MEVACOR, Merck & Co, Whitehouse Station, NJ), a primeira estatina farmacêutica comercializada, e é quimicamente idêntica a esse produto.
Suas propriedades idênticas são responsáveis pela semelhança nos efeitos terapêuticos e colaterais da levedura de arroz vermelho e da lovastatina.
O ingrediente da levedura de arroz vermelho que bloqueia a produção de colesterol é a monacolina K.
Vários estudos descobriram que a levedura de arroz vermelho é moderadamente eficaz na melhoria do perfil lipídico, particularmente para reduzir os níveis de colesterol da lipoproteína de baixa densidade.
Um grande estudo randomizado e controlado da China descobriu que a levedura de arroz vermelho melhorou significativamente o risco de eventos cardiovasculares adversos importantes e a sobrevida geral em pacientes após infarto do miocárdio.
@dr.staak
@medicinadabarra
Referências:
DOI: 10.1016/j.amjmed.2017.05.013
PMID: 24003656