O Apple Watch 7 é antes de mais nada um relógio de punho. Ao mesmo tempo, a Apple tem um grande interesse em saúde e boa forma, refletido em recursos como rastreamento de atividades e calorias. A pulseira WHOOP, por outro lado, não tenta ser o canivete suíço dos wearables. É um rastreador de condicionamento físico altamente especializado que fornece insights profundos sobre o que seu corpo está tentando lhe dizer.
A menos que você adicione um treino manualmente, o Apple Watch monitora seus minutos de atividade, que contam para os seus objetivos de exercício e condicionamento físico escolhidos. A Apple define minutos de atividade como o tempo que você passa em uma zona de frequência cardíaca elevada e diz que “cada min completo de movimento que iguala ou excede a intensidade de uma caminhada rápida conta p/ seus objetivos diários de exercícios e movimentos.”
O WHOOP tem uma abordagem muito mais sofisticada, rastreando a pressão que você coloca em seu sistema cardiovascular com base na seguinte fórmula: (Frequência cardíaca em repouso + 0,3 * (frequência cardíaca máxima – frequência cardíaca em repouso)).
Em outras palavras, o WHOOP calcula sua reserva de frequência cardíaca, que é a diferença entre sua frequência cardíaca máxima e sua frequência cardíaca de repouso. Se uma atividade elevar sua frequência cardíaca para 30% de sua reserva, isso aumentará sua tensão ao sistema CV.
Quando falamos em “gasto calórico”, rastrear esse dado é inútil sem saber sua taxa metabólica basal, que é a quantidade de energia necessária para as funções corporais básicas enquanto descansa em um ambiente temperado quando o sistema digestivo está inativo (exame que fazemos rotineiramente no consultório).
Na 2ª imagem, vemos o comparativo de gasto calórico da mesma atividade entre os 2 aparelhos. Eu estava utilizando um em cada punho durante o treino. Temos uma diferença de 141 Kcal, ou ~30% a menos no WHOOP. Eu confio mais nos dados dele, pela forma como são calculados e obtidos; mesmo assim, os erros dos monitores de atividade para gasto calórico, em geral, podem chegar a 50%!
Não, você NÃO GASTA mais de 1.000 Kcal no seu treino. Sinto muito.