Tratamento do diabetes. Quando falamos de tratamento não medicamentoso, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é a mudança de hábitos de vida e dentro dela, uma rotina com a presença de exercício físico regular.
Atualmente, o principal tratamento do DM1 (diabetes mellitus tipo 1) ainda é dominado pela terapia de reposição de insulina exógena. Nos últimos anos, os pesquisadores têm prestado cada vez mais atenção à relação entre o exercício e o DM1, o que fornece uma nova ideia para o tratamento do DM1.
O exercício, em particular o exercício aeróbico regular, foi incluído em uma das intervenções importantes no tratamento do diabetes.
O exercício comprovou que melhora a glicose no sangue e o metabolismo dos lipídios, reduzindo e aliviando a ocorrência de complicações relacionadas ao diabetes, dessa maneira, melhorando a qualidade de vida dos pacientes com DM1. No entanto, ainda existem muitos riscos potenciais do exercício.
Portanto, os pacientes com DM1 e o médico especialista devem seguir estritamente os princípios da terapia com exercícios e desenvolver programas de tratamento com exercícios individualizados de acordo com a situação dos pacientes.
Referência:
https://doi.org/10.1007/978-981-15-1792-1_7
Dr Marcos Staak Jr
Médico – CRM/SC 17642