O GLP1 é um hormônio incretínico, produzido no início do intestino e que pode trazer uma série de efeitos positivos. Seus efeitos no cérebro incluem o aumento da sensação de saciedade e redução do apetite.
No coração o GLP1 melhora a captação de glicose e a eficiência de contratilidade do músculo cardíaco. Em estudos viu-se que ele protege diabéticos e pessoas com sobrepeso e obesas de eventos cardiovasculares como o infarto, por exemplo.
O GLP1 atua também no pâncreas, fazendo mais insulina ser liberada mediante alimentação, e no fígado diminuindo a produção de glicose. No músculo esquelético ele melhora a captação de glicose, e na gordura ele aumenta a lipólise.
Os análogos de GLP1 são uma classe medicamentosa extremamente promissora, que produzem muitos efeitos positivos, tanto para o uso em diabéticos quanto como adjuvante no emagrecimento para obesos.
Existem vários estudos utilizando esse medicamento para perda de peso, inclusive estudos que envolvem crianças e adolescentes, sendo uma medicação segura desde que bem indicada.
Dr Marcos Staak Jr
Médico – CRM/SC 17642
créditos da imagem: revista vitale.