Até onde podemos interferir positivamente na saúde das pessoas? E quando falamos de idosos, os benefícios funcionais mediante o aumento de massa muscular, que garantem a manutenção da autonomia deles… me parece muito válido!
A sarcopenia está presente de forma desproporcional em mulheres mais velhas com deficiência, e o tratamento ideal não é claro.
Nesse estudo (segunda imagem), 29 mulheres sedentárias, com média de idade de 75 anos e utilizando mais de 2 medicamentos por dia, foram randomizadas para receber treinamento físico resistido (PRT) de alta intensidade (3x/semana durante 12 semanas) combinadas com oxandrolona (10 mg/dia) ou um placebo idêntico (3ª imagem).
A força máxima foi avaliada para leg press, supino, tríceps, extensão do joelho e flexão do joelho, bem como a potência. As medidas da função física incluíram equilíbrio estático e dinâmico, elevação da cadeira, subida de escada, velocidade da marcha e teste de caminhada de 6 minutos. A composição corporal foi avaliada por DXA.
O tratamento com oxandrolona aumentou os ganhos no tecido magro para todo o corpo em 2,6 kg; a oxandrolona também aumentou a perda de tecido adiposo de todo o corpo (resultados a partir da 4ª imagem).
Melhorias na força e potência muscular, posição da cadeira e equilíbrio dinâmico foram todos significativos ao longo do tempo, mas não diferentes entre os grupos.
Apesar de não demonstrado nesse estudo, é sabido que a melhoria de força e de massa muscular garante uma maior autonomia a pacientes idosos. Lançar mão de estratégias farmacológicas pode tem benefício adicional nesses casos e em tantos outros.
Infelizmente, pela marginalização e uso incorreto de esteroides, é difícil a obtenção de bons estudos e é ainda mais difícil o convencimento ao paciente em utilizar medicamentos desse tipo.
Preconceito pode ser mais danoso à saúde do que imaginamos. Deixamos de tratar pessoas e melhorar a vida delas por isso!
Além disso, muitas pessoas, principalmente mulheres, sem indicação de uso, utilizam doses absurdas e incorretas, o que traz muitos efeitos negativos em troca de um benefício muito pequeno.