Terapia Pós-Ciclo, a TPC, refere-se à prática de usar medicamentos para auxiliar na descontinuação de esteróides anabolizantes.
Embora os esteróides não sejam drogas viciantes no sentido clássico, eles suprimem a produção de seu próprio hormônio, pelo menos temporariamente.
Se os esteróides forem interrompidos abruptamente sem tratar a disfunção de hormônio endógeno, o resultado pode ser um estado prolongado de hipogonadismo (baixos níveis de androgênio) caracterizado por uma perda substancial de massa muscular, níveis reduzidos de energia, depressão e libido / funcionamento sexual prejudicado.
O tempo para iniciar a TPC pode ser tão importante quanto sua composição.
Se for iniciado muito tarde, dias valiosos de níveis normais de hormônio (e também alguma massa muscular) podem ser perdidos. Se for muito cedo, poderá perder a janela ideal de eficácia.
Queremos ter certeza de que a TPC inicie no momento em que os esteróides estão caindo abaixo do limite da estimulação fisiológica.
No caso da testosterona (a droga mais fácil de entender e explicar), isso aconteceria antes que os níveis sanguíneos caíssem abaixo do nível normal (~350 ng/dL).
O tempo para a TPC é determinado pela meia-vida de eliminação dos medicamentos usados. Usando o cipionato de testosterona como exemplo:
– Sabemos que cada injeção tem uma meia-vida de eliminação de aproximadamente 8 dias.
– Uma dose de 200 mg/semana deve produzir níveis sanguíneos de cerca de 2.000 a 2.400 ng/dL após várias semanas de uso.
– Levaria cerca de 3 meias-vidas (24 dias) para os níveis de testosterona caírem para aproximadamente 250-300 ng/dL com aquela dose.
– Assim, o programa TPC seria iniciado alguns dias a uma semana após a última injeção de testosterona.
Assim, novamente, não há uma “receita de bolo” pronta e padrão para TPC, independente do esteroide que se utilize. Serão sempre bem-vindos exames laboratoriais para confirmar como estão os parâmetros bioquímicos e hormonais de forma precisa.
Falo mais sobre isso no meu curso Anabolic Expert.
Consulte sempre um médico que saiba lidar com essas situações para lhe proporcionar o melhor tratamento.