Staak Med

SARMs vendidos como “seguros” sem sequer haver estudos!

“Vou usar SARM porque é mais seguro, vai me trazer os mesmos efeitos dos esteroides e sem efeitos colaterais”. Pura ingenuidade!⁣

Veja esse relato de caso recente, onde o paciente tomou Ligandrol, que era vendido sem receita como um suplemento de fortalecimento muscular.


Ligandrol contém LGD-4033 [4 – ((R) -2 – ((R) -2,2,2 Trifluoro-1-hidroxietil) pirrolidin-1-il) -2- (trifluorometil) benzonitrila] que também é conhecido como VK5211. O SARM atua como um ligante que entra na célula por difusão e se liga ao receptor de andrógeno no citoplasma, formando o complexo receptor / ligante que se transloca para o núcleo onde se liga ao DNA e atua como um regulador transcricional de genes andrógeno-responsivos.


A hepatotoxicidade por drogas (DILI) pode ser intrínseca (dependente da dose) ou idiossincrática (não dependente da dose), e a maioria dos casos de DILI são devidos a reações idiossincráticas, e as drogas com DILI idiossincrática têm um componente dependente da dose.


Após descartar outras possíveis causas de lesão hepática aguda, o diagnóstico foi feito com base no momento da administração de Ligandrol, na melhora da bilirrubina total, fosfatase alcalina e aminotransferases após o paciente parar de tomá-la e nos achados da biópsia hepática.


Em conclusão, existe uma hepatotoxicidade grave induzida por Ligandrol (LGD-4033). Apesar do aviso da FDA e outros órgãos regulatórios de saúde a nível mundial, Ligandrol e outros SARMs continuam a ser vendidos sem receita e através da Internet como produtos de musculação.


Dessa forma, um nível mais alto de regulamentações para esses produtos é necessário para prevenir hepatotoxicidade com risco de vida e potencial cardiovascular eventos adversos.

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também deste outro post: