A semaglutida oral (Rybelsus) é o primeiro produto agonista do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1) oral aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para o tratamento do diabetes tipo 2, e recentemente aprovado também no Brasil.
Como classe, os agonistas do receptor GLP-1 são amplamente utilizados e recomendados para o tratamento do diabetes tipo 2.
Os Padrões de Cuidados Médicos em Diabetes da American Diabetes Association de 2019 recomendam agonistas do receptor GLP-1 com benefício cardiovascular comprovado como uma das duas opções preferidas para terapia complementar em pacientes com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular aterosclerótica estabelecida após metformina e intervenção no estilo de vida.
Os medicamentos desta classe também são geralmente recomendados como terapia adjuvante após a metformina em pacientes que não atingem metas glicêmicas individualizadas quando há uma necessidade imperiosa de minimizar a hipoglicemia ou promover a perda de peso.
Apesar de seus benefícios clínicos, os agonistas do receptor de GLP-1 historicamente requerem autoadministração por injeção subcutânea.
A disponibilidade de semaglutida oral fornece uma nova opção dentro da classe para pacientes que não podem ou não desejam autoadministrar um agente injetável.
@dr.staak
@osmanvieira
Referência:
doi: 10.2337/cd19-0079