O aconselhamento completo e honesto sobre alimentação saudável, atividade física e comportamento de busca de saúde é essencial para todos os pacientes que procuram perda de peso, sejam essas mudanças com ou sem uso de medicamentos anti-obesidade ou cirurgia bariátrica.
Após o início da terapia com medicamentos, deve-se monitorar a perda de peso, pressão arterial e freqüência cardíaca, pelo menos, a cada 6 semanas. Se os pacientes não perderem 4-5% do peso corporal após 12 semanas de terapia, na dose máxima, o medicamento deve ser descontinuado.
A Sibutramina é indicado para redução do peso, no tratamento da obesidade, e deve ser usado em conjunto com dieta e exercícios, como parte de um programa de controle de peso, desde que a orientação alimentar e a atividade física não sejam suficientes para atingir o objetivo clínico.
A sibutramina não deve ser prescrita nas seguintes condições:
* Hipersensibilidade conhecida a esta substância ou a qualquer outro componente da fórmula;
* Bebidas alcoólicas
* Antecedentes de anorexia nervosa ou bulimia
* Conhecimento ou suspeita de gravidez
* Durante a lactação
* Pacientes que fazem uso de IMAO
* Pacientes hipertensos sem sucesso no controle medicamentoso
* Obesidade ligada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares
* Diabetes mellitus tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e ligada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares
A quantidade de situações onde a Sibutramina está contra indicada é bastante grande. Para mim, é um droga muito ruim no tratamento do emagrecimento, e atingimos, com nosso trabalho, emagrecimentos muito superiores a 5% em 12 semanas, sem o uso de quaisquer medicamentos.
O tratamento da obesidade é extremamente complexo e necessita de conhecimento e expertise dos profissionais que lidam com isso, e de preferência deve ser feito de forma multiprofissional, como trabalhamos eu e o @olegariojsf.
Nós acreditamos que a estética é consequência da saúde.