A perda de massa e força muscular com o envelhecimento é bem caracterizada, mas nosso conhecimento dos mecanismos moleculares subjacentes ao desenvolvimento da sarcopenia permanece incompleto.
Embora a menopausa seja frequentemente acompanhada pelos primeiros sinais de alterações associadas à idade na estrutura e função muscular, os efeitos da terapia de reposição hormonal (TRH) ou o declínio relacionado à menopausa na produção de estrogênio nos músculos de mulheres na pós-menopausa não são bem compreendidos.
Além disso, o conhecimento das mudanças transcricionais globais que ocorrem no músculo esquelético em relação ao status de estrogênio tem sido completamente ausente.
No artigo citado, utilizou-se de um desenho de estudo randomizado duplo-cego, juntamente com um experimento exploratório de microarrays para caracterizar possíveis efeitos da TRH contínua e combinada e privação de estrogênio no músculo esquelético de quinze mulheres.
Os resultados revelaram alterações no nível de transcrição, por exemplo, no metabolismo de proteínas e energia muscular. Em particular, verificou-se que o sistema ubiquitina-proteossoma é efetuado a vários níveis. A TRH pareceu neutralizar parcialmente as alterações transcricionais relacionadas à pós-menopausa.
@dr.staak
@fersalvador
Referência:
DOI: 10.1089/rej.2007.0536