Um esteroide underground é um produto esteroide anabólico androgênico (EAA) que foi feito por um laboratório ilegal/clandestino.
Esses medicamentos são fabricados especificamente para venda a atletas e fisiculturistas no mercado negro e não estão disponíveis em canais legítimos, como farmácias e distribuidores de medicamentos.
Essas empresas não são licenciadas, não são regulamentadas e operam de maneira totalmente clandestina. Ao mesmo tempo, o termo esteroide underground foi considerado sinônimo de esteroide falsificado, mas hoje muitas pessoas veem essas duas categorias como separadas.
O modelo de negócios é bastante comum e pode ser responsável por mais de 50% de todos os EAA vendidos ilegalmente nos Estados Unidos.
O processo de fabricação normalmente envolve a obtenção de matérias-primas esteroides de países onde não existem regulamentos estritos relativos à fabricação e venda de ingredientes de medicamentos. Esses ingredientes são então contrabandeados para uma área de alta regulamentação, como os Estados Unidos ou a Europa, onde são transformados em unidades individuais de medicamentos (frascos, ampolas, frascos de comprimidos ou blisters) com o uso de máquinas de embalagem de pequena escala.
Em alguns casos, essas operações são tão grandes que contratam instalações offshore de fabricação de medicamentos para montar seus produtos.