Mulheres usuárias de esteroides anabólicos androgênicos (EAA) correm o risco de desenvolver efeitos colaterais masculinizantes.
Entrevistas individuais semiestruturadas foram realizadas entre 16 mulheres usuárias de EAA atuais ou anteriores. As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas tematicamente.
Quase todas as mulheres foram apresentadas aos EAA e orientadas sobre que substância(s) usar, quanto usar e como usá-las por um parceiro, amigo ou técnico de confiança. Para algumas, a iniciação no EAA foi uma escolha impulsiva, enquanto outras queriam superar a estagnação e/ou se preparar para competições de fisiculturismo. Muitas não estavam preparadas para os indesejáveis efeitos masculinizantes, mas algumas sentiram que eles eram superados pelos efeitos desejados.
As mulheres que usam EAA correm o risco de desenvolver efeitos masculinizantes irreversíveis, de difícil entendimento e aceitação, e que podem influenciar negativamente a autoestima, a vida social e a função sexual, tanto durante quanto após o uso.
Referência:
https://doi.org/10.1016/j.drugpo.2020.102876