Staak Med

Aromatização da testosterona: qual testosterona aromatiza menos?

Aromatização da testosterona! Na prática, na verdade, há um equívoco de alguns conceitos. Testosterona é testosterona e ponto final. Os diferentes ésteres associados à testosterona conferem tempos de absorção diferentes.

Por exemplo, uma testosterona transdérmica fará pico sérico em ~4h, enquanto um cipionato de testosterona fará o mesmo pico após administração em 2-4 dias. Já o undecilato de testosterona atingirá o pico sérico apenas após 6 dias da administração. Além dos diferentes tempos de absorção, temos diferentes tempos de meia-vida.

A meia-vida de um fármaco é o tempo necessário para que a concentração administrada caia pela metade. Assim, por exemplo, o cipionato de testosterona cairá à metade após 7-8 dias, o enantato após 5-6 dias, o undecilato de testosterona após 34 dias.

Ou seja, se você administrar OS MESMOS 200 mg de testosterona na forma cipionato, a cada 7 dias, em cada aplicação ainda restará circulante, em tese, metade da dose anterior. Com o enantato, um pouco menor. E com o undecilato, estaria chegando no pico sérico neste momento, após 7 dias.

Veja, testosterona é testosterona. E os efeitos deletérios são em decorrência da dose. Doses maiores, mais efeitos colaterais. Doses mais altas, maior aromatização. E essa “dose mais alta” não é necessariamente a dose em uso. Pode ser simplesmente o somatório de doses anteriores (conhecido como empilhamento).

 

Dr Marcos Staak Jr
Médico – CRM/SC 17642

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram