Staak Med

Mulheres precisam fazer TPC após o uso de EAA?

Mulheres precisam fazer TPC após EAA? É muito comum me perguntarem se as mulheres precisam realizar TPC após a utilização de EAA.

Primeiro vamos entender onde os androgênios são produzidos nos mulheres pré-menopausadas: diferentemente dos homens que produzem quase 100% da testosterona nas gônadas (testículos), a maioria dos andrógenos (desidroepiandrosterona – DHEA, androstenediona e testosterona) nas mulheres provém das glândulas suprarrenais e da conversão periférica.

A maior parte da testosterona, por exemplo, é sintetizada a partir da conversão periférica da androstenediona em testosterona pela enzima 17beta-hidroxiesteroide-desidrogenase. Cerca de 75% dos andrógenos, na mulher, são sintetizados em tecidos extragonadais. Essa produção não sofre variações significativas durante o ciclo ovariano uma vez que não é dependente das gonadotrofinas (LH e FSH).

Sendo assim, mesmo em uso de EAA, as mulheres não interrompem a produção de testosterona endógena e assim, na maior parte dos casos, é desnecessário realizar TPC após a interrupção do fármaco.

A depender das doses, das drogas utilizadas e das individualidades da mulher, algumas podem alterar o ciclo ovulatório e nesses casos pode ser necessário intervir, entretanto são a minoria dos casos.

Texto em parceria com Osman Vieira.

Compartilhe este post:

Facebook
WhatsApp
Telegram

Você pode gostar também deste outro post: